Home

 

 

 

 

 

The Michael Lauren Trio
Live at Mobydick Records
CD
Mobydick Records 2022

 

 

Por duas décadas professor da ESMAE, Michael Lauren deixou um longo rasto; ele que foi o guru de toda uma geração de bateristas. Mais do que técnica, ele ensinou-lhes groove e drive, ofereceu-lhes disciplina e ensinou-os a ouvir.
Liberto do fardo do ensino Michael Lauren tocou pouco (até porque passámos dois anos recolhidos), tendo regressado agora com este Live at Mobydick Records, em formato trio, com Vasco Agostinho na guitarra e João Custódio no contrabaixo.
O disco é composto de seis temas de autoria repartida com o guitarrista e o clássico «Biji» de Sonny Rollins com que arranca. Um pouco fora da praia de Michael Lauren, ou pelo menos do que lhe acostumámos ouvir, o disco prossegue com uma «rocalhada» de Agostinho, seguindo-se um blues: «Bonfim Blues», e de novo a pulsão rock da guitarra em evidência, num tema - «Sempre em Frente» - que é o reverso da mesma moeda do seguinte – a balada «Looking Back at Life» -, oportunidade para um longo solo de contrabaixo de Custódio. De novo um tema de Agostinho, «Fresco», uma canção, e o fecho do ciclo com «A Bridge Remembered», o regresso ao Jazz com a guitarra muito Metheny.
A bateria de Michael Lauren é dura e seca, e mesmo se Vasco Agostinho ganha alguma pertinência, ele é inequivocamente o condutor. Disco despretensioso, cru, sem maneirismos: o Jazz de Michael Lauren.

Vasco Agostinho (g)
João Custódio (ctb)
Michael Lauren (bat)